Mato Grosso, Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024     
Novo Portal
Unemat debate Relações Étnico-Raciais em seminário
Unemat debate Relações Étnico-Raciais em seminário
23/04/2007 17:53:03
por Coordenadoria de Comunicação Social

Unemat realiza hoje (segunda-feira – 23) o Seminário Sobre Relações Étnico-Raciais, com o tema: “Reflexões Teórico-Metodológica Frente à Lei 10.639/03 nos cursos de Pedagogia, História, Letras e Educação Física. O encontro será à partir das 19 horas no auditório da Faculdade de Direito “Levy Alt”, no bairro Cavalhada.

O seminário vai abordar a lei que obriga o ensino de História da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra e sua contribuição social, econômica e política, em todas as escolas de ensino fundamental e médio do Brasil. De acordo com a legislação o tema deverá ser abordado em todas as disciplinas, mas com maior enfoque, nas de História e de Educação Artística.

A propositura do Seminário é realizada em parceria pelo Departamento de Pedagogia, Núcleo de Estudos de Gênero, Raça e Alteridade (NEGRA), Núcleo de Estudos Caribenhos e Latino-americanos (NECALCA) e pelo Núcleo de Estudos sobre o Corpo, Educação e Cultura (COEDUC), além do apoio de professores dos departamentos de História, Letras e Educação Física do campus Jane Vanini, em Cáceres.

No seminário será tratado em mesa redonda do tema: “Educação versus Diferença e Identidade”, com os palestrantes: professora doutora Beleni Salete Grando (do departamento de Pedagogia – COEDUC) e pelo professor mestre João Ivo Puhl (departamento de História – NECALCA).

O encontro quer discutir junto aos acadêmicos as pesquisas no campo das relações étnico-raciais se desenrolam em Mato Grosso, para isso serão apresentados os resultados de pesquisas realizadas e da implantação da Política Afirmativa da Unemat, que assegura 25% das vagas nos cursos de graduação para pessoas que se auto-declarem negros ou pardos.

Lygia Lima – Coordenadoria de Comunicação da Unemat

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24683 | Impressões: 139267
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada